28 de junho de 2019, em Dicas e Informações
Tá bom, mas qual a área que você quer trabalhar? Não faz ideia também? E sua matéria favorita na escola, então? Piorou a indecisão? Escolher o caminho que devemos seguir pode ser difícil, ainda mais com a pressão da família, dos amigos que já estão bem resolvidos e daquele colega que sabe que vai ser médico desde os três anos de idade. Porém, é bem comum não saber ainda o que fazer, afinal, cada um tem seu tempo.
Para ajudar, existem meios para auxiliar nessa difícil tarefa de se decidir. Um deles são os chamados testes vocacionais. Já ouviu falar? Esses testes são boas ferramentas para ajudar quem precisa de orientação. Tem desde os mais simples, que podem ser feitos em dois minutos, até os realizados com ajuda de um profissional. Vale lembrar que, mesmo sendo bons indicativos, eles não tão específicos. Por exemplo, o resultado não vai ser “seja um médico cardiologista”, mas vai indicar possíveis áreas de atuação de acordo com sua personalidade e interesses, entre as quais, pode estar o curso de Medicina.
Veja exemplos:
1 – Sou vestibulando
O site, especializado em vestibular, contém teste vocacional de apenas dois minutos, com perguntas diretas, e dá um panorama legal de desenvolvimento e interesses.
2- Teste Neora
Aqui, o resultado é dado de maneira mais intuitiva: basta selecionar as palavras que você mais se identifica. A partir da combinação delas, o site traça o seu perfil e indica cursos com a maior afinidade com a personalidade. Interessante também é que o teste dá o perfil de forma mais detalhada, sobre como se sente confortável em ambientes de trabalho e em situações de estresse.
3 – Orientadora de carreiras
Dos três, este é o mais complexo, e foi desenvolvido pela orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari, que categoriza, por meio de pontuação, as personalidades e carreiras que mais se encaixam nelas. Em entrevista, ela indica: “O ideal é respondê-lo e, em seguida, buscar aconselhamento personalizado, o que permite conhecer com quais áreas ou profissões o orientando se identifica mais.”
Fonte: https://recode.org.br/3-testes-vocacionais-para-acertar-na-carreira/